Metodologia

A metodologia foi definida pelos técnicos do CENAM – Centro Nacional de Modernização para atender as edições das Grandes Sacadas de Marketing e tem como princípios:

A. Período de análise:
De janeiro a dezembro (anualmente)

B. Identificação de 32 categorias do mercado:

C. Identificação das duas empresas que mais se destacaram em cada categoria.

As duas empresas identificadas por categoria como destaque são escolhidas segundo os critérios abaixo definidos:

A. Avaliação do conteúdo de marketing e de sua interação com o mercado;
B. Análise dos resultados alcançados, tendo em vista a estratégia e as campanhas criadas;
C. Posição no market share e pontos positivos conquistados;
D. Impactos na comercialização do produto ou serviço advindos das campanhas publicitárias na ação de merchandising e junto ao mercado, originando assim uma “grande sacada”.

As empresas escolhidas por categoria são, então, submetidas a uma pesquisa junto aos formadores de opinião, em um universo aproximado de 5.800 nomes de profissionais e dirigentes de empresas em todo o país. O resultado da pesquisa aponta a empresa escolhida por categoria.

As fontes consultadas, diretas e indiretas, são obtidas através de análise documental, entrevistas, análises setoriais e avaliação de matérias de conhecimento público divulgadas em revistas e jornais especializados.

Para cada item avaliado, é definida uma pontuação com pesos específicos. A somatória desta pontuação consagra as melhores empresas por categoria.

O maior número de pontos conquistados revela as empresas cujos conteúdos estratégicos se destacam no período em que são analisados como “AS GRANDES SACADAS DE MARKETING”.


 
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