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“Gestão das Competências como ferramenta do Marketing”

* Lívio Giosa




A área de marketing tem se tornado cada vez mais importante no conjunto das atividades das empresas.

Também, pudera. Com a concorrência cada vez mais avivada, o mercado exige das organizações uma forte dose de profissionalismo que se consolida num dos corolários da administração: “num regime de competitividade se destaca a empresa que tiver mais competência nas suas ações”.

Portanto, reconhecer as competências, individuais e coletivas, e aplicá-las de forma objetiva é um dos grandes desafios das corporações dispostas a construir valor diferenciado, ter vantagem competitiva e vencer, tanto no mercado interno quanto externo.

Diante de tais circunstâncias lançar ou manter um produto ou um serviço, caracterizar institucionalmente a presença da marca e definir uma estratégia completa de comunicação, passam a ser responsabilidades profissionais absolutas neste complexo sistema concorrencial.

Os atributos inerentes a estas práticas demonstraram a capacidade das equipes de marketing em aplicar todos os instrumentos e ferramentas técnicas que acionarão o planejamento estratégico capaz de alcançar, do início ao fim do processo, os resultados esperados pelas empresas.

E, aí, vem a dose da pressão, da emoção e da satisfação ao se utilizar do conhecimento e das competências necessárias para o atingimento dos objetivos esperados e planejados.

O CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial e a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil acabam de escolher e reconhecer as Grandes Sacadas de Marketing de 2009, exatamente pela aplicação das técnicas, dos resultados alcançados e pelo planejamento implementado.

Coube à Braskem, Surf / Unilever, Banco do Brasil, Ovomaltine, Hospital São Luiz, Samsung, CBN, GM/Chevrolet, Itaipava e Totvs interpretarem esta nova face da gestão empresarial e definirem, através da excelência profissional do marketing, estratégias inovadoras e diferenciadas que geraram resultados indiscutíveis e liderança nas suas respectivas categorias de atuação.

Foram muitas as aplicações baseadas na pesquisa, na definição exata do perfil do consumidor, na forma correta de comunicação, no uso da tecnologia e ferramentas de rede social, no estímulo do pós venda, na criação da peça publicitária perfeita e certeira.

Tais práticas, tendo como fio condutor e estimulador a satisfação do cliente, legaram às organizações condições plenas de entendimento de que a gestão contínua do conhecimento e das competências são estímulos certos para o atingimento de resultados e reconhecimento do mercado.



* LÍVIO GIOSA: Presidente do CENAM – Centro Nacional de Modernização Empresarial; Vice Presidente da ADVB Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil; e Coordenador Geral do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental.



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